sábado, 22 de agosto de 2009

Páginas excepcionais # 3 " A Serpente"


«Diz-me também que a cor simboliza a alegria da criação. - Imagina o Adão quando viu o ceú azul pela primeira vez! Ou a Eva, quando segurou na mão aquela maça vermelha!
- A Eva fez mal em ter comido a maçã? - É uma pergunta que há muito me apetece fazer-lhe.
- Não, não, não. Se ela não tivesse comido a maça, nunca teríamos saído do Paraíso, e os homens e as mulheres nunca saberiam que havia um mundo à sua volta, nem teriam qualquer consciência de si próprios. De qualquer forma, a Eva não fez nada que nós todos não façamos.
- Não?
- Todos nós, ao longo da vida, damos uma mordida nessa maçã no momento anterior àquele em que nos reconhecemos pela primeira vez no espelho. Todoas somos Eva, tal como todos somos Adão. E, enquanto mastigamos a maçã, dizemos para nós próprios:
- Eu existo, e sou separado de Deus.
- Então a serpente não é o mal?
- Não, a serpente é a eternidade, a centelha de eternidade que tem origem na terra e que dá início ao fogo... ao incêndio dentro de cada un de nós. A serpente é a vida a reconhecer-se a si própria, e a saber que temos muito trabalho a fazer enquanto aqui estamos. Lembra-te de que as únicas mãos e os únicos olhos que Deus tem são os nossos.
- Então porque é que as pessoas acham que a serpente é o mal?
- Porque acham que o mundo é feito de prosa, quando é feito de poesia.»

Richard Zimler, in A Sétima Porta, pp. 425 e 426.
Pintura: Colheita de maçãs. Carl Larsson

Sem comentários: