sábado, 22 de agosto de 2009

Páginas excepcionais # 4 "a aparição do eu"


«No outro dia, assim que me levantei, coloquei-me no sítio donde me vira no espelho e olhei. Diante de mim estava uma pessoa que me fitava como uma inteira individualidade que vivesse em mim e que eu ignorava. Aproximei-me, fascinado, olhei de perto. E vi, vi os olhos, a face desse alguém que me habitava, que me era e eu jamais imaginara. Pela primeira vez eu tinha o alarme dessa viva realidade que era eu, desse ser vivo que até então vivera comigo na absoluta indiferença de apenas ser e em que agora descobria qualquer coisa mais, que me excedia e me metia medo. Quantas vezes mais tarde eu repetirira a experiência do desejo de fixar essa aparição fulminante de mim a mim próprio, essa entidade misteriosa que eu era e agora absolutamente se me anunciava.»

Virgílio Ferreira, in Aparição, Portugália Editora, PP. 76 e 77

Sem comentários: